Visa auxiliar o empreendedor na segurança da barragem.
Levantamentos topográficos em geral, implantação de marcos geodésicos, nivelamento geométrico, locação de pontos, estaqueamento, etc.
Dados no auxílio de tomada de decisões na agricultura.
Levantamentos para diversos tipos de infraestrutura, tais como, estádios, anel viário, aeroportos, etc.
Dados para análises na área de meio ambiente.
Atuante nas áreas de recadastramento imobiliário para criação de um sistema de cadastro multifinalitário.
Para cálculos de área e volume de mineração.
Referentes à construção de novas estradas e/ou duplicação de existentes.
É um sistema usado para transmitir energia eletromagnética. Esta transmissão não é irradiada, e sim guiada de uma fonte geradora para uma carga consumidora, podendo ser uma guia de onda, um cabo coaxial ou fios paralelos ou torcidos.
Diz respeito à transformação da energia do vento em energia útil, é uma forma de obter energia de forma renovável e limpa, uma vez que não produz poluentes.
É aquela obtida através do aproveitamento da energia potencial e cinética das correntes de água em rios, mares ou quedas d’água. É considerada uma fonte de energia renovável e limpa.
Confecção de cartas temáticas.
Um SIG ou GIS (Geographic Information System) é um sistema composto por software, usuário, hardware, dados e metodologia (ou técnica) de análise, que permite o uso integrado de dados georreferenciados com uma finalidade específica.
Todo o SIG é desenvolvido e aplicado para diversas áreas de interesse que seja necessidade do cliente.
Através das ortofotos geradas, é feita uma vetorização de todos os elementos de interesse para que sirvam de base de dados para a criação de um sistema de cadastro multifinalitário.
O cadastramento imobiliário é muito utilizado pelas prefeituras do Brasil afora para que sempre a base de dados cartográfica esteja atualizada e condizente com os tributos cobrados pelos municípios.
Curvas de Nível são isolinhas de altitude, ou seja, linhas que representam todos os pontos do terreno de mesma altitude. As curvas de nível constituem a forma mais utilizada para representação do relevo nas cartas cartográficas.
Ortofoto é a foto corrigida de todas as deformações presentes na fotografia aérea, decorrentes da projeção cônica da fotografia – que dá à foto um aspecto distorcido, como se a imagem tivesse sido arrastada do centro para as bordas da foto – e das variações do relevo, que resultam em variação na escala dos objetos fotografados. A ortofoto equivale geometricamente ao mapa de traço, todos os pontos se apresentam na mesma escala, podendo seus elementos serem medidos e vetorizados com precisão. É possível medir distâncias, posições, ângulos e áreas, como num mapa qualquer. (MundoGeo)
Em um sistema LiDAR (Light Detection and Ranging), pulsos de luz viajam até o solo. Eles retornam e são detectados por um sensor, dando o alcance (variação de distância) para a Terra. No final, o LIDAR fornece uma nuvem de pontos cheia de variações de elevações. Esses valores podem vir de topo de construções, copa das árvores, linhas de transmissão e outros tipos de feições. Um MDS portanto, é uma nuvem de pontos referenciada a um sistema de coordenadas contendo as características naturais e construídas na superfície da Terra, advindos ou não do LiDAR. Um MDS é especialmente útil na modelagem 3D e é relevante em telecomunicações, planejamento urbano, aviação e silvicultura. Isso ocorre porque os objetos são expulsos da Terra, o que é particularmente útil nesses exemplos: – Invasão da zona de aproximação da pista – Na aviação, as obstruções da pista na zona de aproximação podem ser examinadas com um MDS para garantir que não haja colisões. – Gestão da vegetação – Ao longo de uma linha de transmissão, sobrepondo um MDS para ver onde e quanto vegetação está invadindo. – Obstrução da vista – os urbanistas usam o MDS para verificar como um edifício proposto afetaria o vista de outros residentes e negócios.
Modelo Digital do Terreno (MDT) é uma superfície de elevação que representa a Terra nua, ou seja, somente o solo, referenciada a um sistema de coordenadas.
O MDT é utilizado para a geração de curvas de nível e seus subprodutos e das ortofotos.
Itapira/SP
São Paulo/SP